quinta-feira, 29 de maio de 2014

Frente Parlamentar Ferroviária recebe apoio do Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

Coordenadores do movimento estão percorrendo a região para pedir apoio aos chefes do Executivo para agilizar a implantação do trem de passageiros


Mais um prefeito da região demonstrou apoio à Frente Parlamentar Ferroviária que pleiteia o regresso do trem de passageiros. Na quarta-feira, 28, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, recebeu em seu gabinete os coordenadores da frente, reforçando o interesse do município em reativar o trem de passageiros.

Para o coordenador da frente, vereador Lorival Messias de Oliveira (Valinhos), este é o momento da região se mobilizar, solicitando agilidade na implantação do trem regional. “Aquilo que era impossível está se tornando realidade. Agora precisamos do apoio dos prefeitos da região para agilizar o processo, demonstrando ao governo estadual que os municípios da nossa região têm interesse em receber o trem”, explicou. 

Além do vereador Lorival, participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Francisco Aparecido Felício (França), os diretores do sindicato: Ariovaldo Bonini e José Antonio Matias; os vereadores que integram a campanha desde 2011: Carlinhos Paffaro (Vinhedo) e Reginaldo Lorençon (Louveira) e também o presidente da Câmara de Vinhedo, Rubens Nunes.

O prefeito de Vinhedo confirmou que o projeto tem o apoio da população de Vinhedo e que toda a região merece ser contemplada com um novo modelo de transporte. “Só louco para não apoiar essa iniciativa que vai beneficiar a todos. Nós queremos o trem de volta e tudo o que pudermos fazer para colaborar, será feito”, afirmou, citando o congestionamento das rodovias com um dos principais motivadores para o retorno do trem.

França explicou que está previsto para o próximo mês a publicação do edital para contratação da empresa e que apesar disso, as autoridades da região não foram chamadas para conhecer o projeto. “Os estudos de viabilidade técnica e operacional já foram concluídos. Nós temos informações que as obras começam em 2015 e com término previsto para 2019, por meio de parceria público privada. É necessário que toda a região esteja engajada com os benefícios do projeto e comecem a se adequar desde já”.

Desde janeiro a Frente Parlamentar Ferroviária aguarda a vinda do Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que se comprometeu em realizar uma explanação aos prefeitos e vereadores sobre o projeto.

Jaime Cruz indagou os presentes sobre a situação das Estações Ferroviárias, a maioria delas já tombadas ou em processo de tombamento. Os representantes do sindicato explicaram que provavelmente elas não serão utilizadas, já que será necessário modernizá-las. “A previsão é que novas estações sejam viabilizadas na mesma região, mas não necessariamente no mesmo local, pois o trem deverá ser interligado a outros tipos de transporte”, completaram.

Próximas audiências
Na sexta-feira, 30, o trem regional será um dos temas da reunião do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas que discutirá os benefícios deste tipo de transporte para a RMC.

Na próxima semana a frente estará reunida com o prefeito de Louveira, Junior Finamori, para pleitear seu apoio ao projeto junto ao Aglomerado Urbano de Jundiaí, o qual o município vizinho faz parte.

Hortolândia e Americana já solicitaram à frente a realização de audiências públicas para discutir com a população o regresso do trem de passageiros. A previsão é que ambas sejam realizadas ainda no mês de junho.

Benefícios do retorno do trem
Os vereadores Carlinhos Paffaro e Reginaldo Lorençon destacaram alguns dos benefícios do projeto para a região. Entre eles, está o fato de que o trem não concorrerá com outros tipos de transporte. “Com a implantação do trem, certamente haverá aumento da utilização dos ônibus, pois o cidadão deixará o carro em casa. Ele deverá somar”.

Segundo os coordenadores da frente, além de desafogar o trânsito, o trem deverá propiciar melhorias significativas na mobilidade urbana da região, oferecendo um transporte rápido, seguro, econômico e não poluente.

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