segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

VLT é o melhor transporte público para Palmas, apontam internautas.


Por Jesana de Jesus | Do G1 TO

Cerca de 72% dos internautas consideram que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seria o melhor sistema de transporte público para Palmas. A enquete, que buscou saber a opinião dos palmenses, foi publicada pelo G1 na última quinta-feira (31) em meio a discussões envolvendo a Prefeitura de Palmas e o Governo do Tocantins, que apresentaram propostas diferentes para o transporte público da capital.

Apenas 27,96% dos que votaram, acreditam que o Bus Rapid Transit (BRT), se implantado, traria mais benefícios para os palmenses. Confira o resultado aqui. O sistema foi apresentado pela prefeitura da capital na última quarta-feira (29).

Segundo a gestão, o sistema BRT prevê a instalação de uma via rápida destinada ao transporte coletivo, partindo do canteiro central da avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos para Taquaralto e Taquari. "Serão aproximadamente 35 km de corredor expresso ininterrupto que possibilitará ao usuário conforto e rapidez", informou a prefeitura.

"O BRT tem um custo muito menor e ela tem a sua direção de canaletas exclusivas. Então a parte operacional se assemelha ao metrô de superfície. É um sistema que se encaixa perfeitamente para Palmas", defendeu o presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IMPUP) Luis Masaru Hayakawa.

O VLT é uma proposta do Governo do Tocantins. O Estado afirma que o sistema traria benefícios não apenas para Palmas, mas também para outros municípios, já que o objetivo é ligar toda a região metropolitana da capital, que abrange 16 municípios da região central do estado. "Um não exclui o outro. Agora o estado tem que ter uma visão mais longa para implantar os projetos por etapa", defendeu o secretário estadual de energias limpas e projetos especiais Joaquim Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário