segunda-feira, 7 de abril de 2014

Parlamento Metropolitano cobra vinda do secretário de transportes para apresentar projeto do Trem Regional

Vereadores metropolitanos aprovaram requerimento solicitando a presença de Jurandir Fernandes na reunião do mês de abril


O Parlamento Metropolitano da Região de Campinas - órgão que congrega as 20 Câmaras da RMC – aprovou, na reunião do dia 28/03, requerimento solicitando a vinda do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para apresentação do projeto do Trem Regional.

Segundo a justificativa do documento, aprovado com unanimidade, o secretário havia confirmado sua vinda à região ainda no mês de fevereiro, mas até o momento nenhuma data foi acertada.

“Seria extremamente importante que os Legislativos da nossa região conhecessem detalhes do projeto do trem regional, já que é uma demanda antiga. Além disso, as câmaras deverão ter papel preponderante na retomada do projeto; certamente a discussão passará pelo Legislativo”, explicou o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), que também preside a Câmara de Valinhos.

Fernandes e Lorival estiveram reunidos no mês de janeiro para tratar dessa questão. No encontro, o secretário de Transportes afirmou que o trem para a região de Campinas (Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo) teria prioridade no plano estadual de expansão da malha ferroviária.

Segundo ele, as principais dificuldades para trazer o trem de volta são por causa das licenças ambientais e dos processos relativos aos tombamentos das estações. Além disso, Fernandes destacou que todas as linhas têm que ser novamente reformadas – datadas do século XIX - e eletrificadas, o que representaria um custo alto.

De acordo com o estudo apresentado pela CPTM, a estimativa é que os trens regionais percorram 50 km a cada 30 minutos. O tempo de percurso será uma das principais vantagens desse tipo de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário