sábado, 5 de abril de 2014

Presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas participa de audiência sobre ferrovias do Estado.

Presidente da ALL respondeu questionamentos das autoridades presentes em mais uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária

Vereador Lorival e o Dep. Mauro Bragatto
 A situação do atual contrato de concessão por parte da ALL (América Latina Logística), principal concessionária da malha ferroviária no Estado de São Paulo, foi discutida na quinta-feira, 3, em audiência realizada na Assembleia Legislativa organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista.

Representando a região esteve o vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), presidente do Parlamento Metropolitano e também coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário das Regiões de Campinas e Jundiaí.

Na ocasião, vereador Lorival reforçou o apelo realizado pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias, sobre a falta de manutenção na malha ferroviária por parte da ALL. “Não há nenhum tipo de fiscalização na nossa região e nem investimentos. É necessário realizar um plano em todo o Estado para recuperação dessas ferrovias”, lamentou. 

O procurador da República Luis Roberto Gomes, do Ministério Público Federal, após exposição de minucioso relatório que apontou irregularidades praticadas pela ALL, como a troca de trilhos e dormentes por outros de qualidade inferior, bem como o abandono do serviço de transporte de carga na região de Presidente Prudente, disse acreditar que a concessionária não tem a intenção de cumprir os acordos feitos com o Ministério Público.

O coordenador da Frente da ALESP, deputado Mauro Bragato (PSDB), assinalou que o objetivo de reunir os representantes da ALL, do governo estadual, da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, e de autoridades de municípios diretamente afetados com a passagem de cargas nessas localidades é "promover o debate, discutir os avanços do modal ferroviário no Estado".

Representante da Secretaria estadual de Transportes, Milton Xavier, explanou sobre a estrutura de transporte de carga no Estado. Lembrou que o modal ferroviário, implantado no século passado, sofreu com políticas públicas que incentivaram, nos últimos 60 anos, o modal rodoviário. Ele alega, no entanto, que o Estado de São Paulo, já observou esse equívoco e tem trabalhado para promover o desenvolvimento do setor ferroviário. "As estradas estão entupidas, a mobilidade e os custos logísticos ficaram insustentáveis", afirma Xavier, que elogiou a iniciativa da frente parlamentar em colocar a defesa da ferrovia na agenda do dia.

Jean Mafra, da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, afirmou que o órgão é responsável por fiscalizar o setor, o cumprimento das cláusulas dos contratos, os direitos e obrigações das partes envolvidas no contrato de concessão. Mafra disse que a fiscalização se fundamenta em dois pilares: produção e segurança. Ele afirma que a agência tem observado o incremento de investimento no transporte de cargas de forma gradual e crescente. Por outro lado, deve se buscar sempre maior segurança, tornando decrescente o número de acidentes.

O público presente na reunião, composto por muitos vereadores e prefeitos de diversos municípios, tiveram oportunidade de questionar os representantes da ALL sobre o cumprimento do contrato. Em resposta, o presidente da ALL propôs uma reunião com o representante do Ministério Público a fim de se buscar um acordo. Segundo Pedro Roberto, "se os produtores da região estiverem dispostos a assinar um contrato de transporte de carga", ele disponibilizará os trens para transporte.

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