quinta-feira, 5 de junho de 2014

Frente Parlamentar Ferroviária recebe apoio do prefeito de Louveira, Junior Finamore

Na próxima semana, membros da frente estarão reunidos com o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi


O movimento que pleiteia o regresso do trem de passageiros na região recebeu mais um importante apoio nesta terça-feira, 3. O prefeito de Louveira, Junior Finamore (PTB), recebeu os integrantes da Frente Ferroviária e oficializou seu engajamento à causa para melhoria na mobilidade urbana da região.

Participaram da reunião, o coordenador da frente e presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PROS); o vereador de Louveira, Reginaldo Lorençon (PSDB); o vereador de Vinhedo, Carlinhos Paffaro (PR) e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas, Ariovaldo Bonini. 

O prefeito de Louveira disse que apoia a iniciativa em trazer o trem de volta para os trilhos da região. “O projeto é bom e excelente, mas temos que fazer uma proposta que se viabilize. Ainda que o trem não pare municípios menores, só o fato de ele ir até Campinas e Americana já é um grande avanço”, salientou.

Finamore ainda anunciou que o município de Louveira irá readequar todas as passagens de nível, a exemplo de Vinhedo. “Nós iremos fazer a nossa parte; certamente até o trem chegar essas transposições estarão prontas”.

Para o coordenador da frente os apoios dos prefeitos são essenciais para o movimento ganhar força. “Nosso objetivo é reunir os cinco prefeitos da nossa região [Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas e Jundiaí] para exigirmos do Governo do Estado a apresentação do projeto do trem regional em nossa região. O projeto está previsto para ter início em 2015 e muitos municípios nem começaram a se adequar”, lamentou Lorival.

A mesma opinião foi partilhada pelo representante do Sindicato ao lembrar o estado de abandono das linhas férreas nos municípios. “É inadmissível termos a linha passando no quintal de casa e não a utilizarmos para o transporte, somente para cargas. Falta empenho e vontade política para trazer o trem de volta a nossa região”, opinou Bonini.

Carlinhos Paffaro destacou da importância histórica das ferrovias no desenvolvimento dos municípios e a supervalorização do transporte rodoviário. “É uma pena não termos investido na ferrovia. Transporte de massa é trem; os congestionamentos nas rodovias provam diariamente isso”.

Para o vereador Reginaldo Lorençon somente com a união dos prefeitos e das autoridades projeto será agilizado. “Não podemos mais depender de um único modelo de transporte para a nossa região. Temos a linha férrea nas cidades, há o interesse há dos prefeitos, então vamos cobrar do governador agilidade nos trâmites”, reforçou o vereador de Louveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário