quinta-feira, 5 de junho de 2014

MetrôRio prepara esquema bilíngue para atender aos usuários durante a Copa

O MetrôRio montou um esquema especial nas 36 estações do sistema para atender aos passageiros durante o período da Copa do Mundo. Segundo a companhia, todas elas receberam uma nova sinalização bilíngue [português e inglês], que indica geograficamente as estações com o seu entorno, apontando os pontos turísticos mais próximos. Para facilitar o movimento dos passageiros, as placas enfatizam também a comunicação visual.

Além disso, quem usar o MetrôRio para ir aos jogos no Maracanã vai ter a ajuda de promotores bilíngues. A decoração inclui até bandeiras de países que não participam da competição. Segundo a concessionária, o objetivo é homenagear os torcedores de todas as partes do mundo que estarão na cidade. A ponte da Estação Cidade Nova ganhou iluminação especial em verde e amarelo. Para deixar os passageiros no clima da Copa do Mundo nos dias de partidas, o anúncio nas principais estações, tanto na ida como na volta dos jogos, será feito com a voz do locutor esportivo Luís Penido.

A estrutura de acessibilidade atingiu 95% de disponibilidade de equipamentos, após investimentos de R$ 21 milhões desde julho de 2009. Os gastos se concentraram no programa de adaptação das estações aos padrões de acessibilidade, com instalação de plataformas inclinadas, plataformas verticais e elevadores, entre outros benefícios. De acordo com o MetrôRio, atualmente, o sistema dispõe de 253 equipamentos de mobilidade e acessibilidade.

Os usuários que quiserem buscar informações sobre os serviços, podem usar o aplicativo MetrôFácil, na versão em português, e MetroRio - Official Rio Subway, em inglês. Neles, os passageiros podem verificar o mapa com as linhas e as estações, os pontos de acesso aos ônibus das linhas Integração e Metrô Na Superfície, além de busca por bairros e localização geográfica. O aplicativo tem lista dos principais pontos turísticos e espaços culturais da cidade com indicações de como o usuário chegar a cada um. O aplicativo pode ser baixado por meio da App Store e do Google Play.

No Twitter, por meio do perfil @metro_rio, a empresa responde dúvidas em inglês, espanhol e português, assim como no Facebook, pela página www.facebook.com/metrodorio. As dúvidas também podem ser esclarecidas no site da companhia: www.metrorio.com.br. Estarão disponíveis as informações referentes às estações. O usuário poderá planejar a viagem e se informar sobre compra dos cartões.

As estações Uruguai, Cinelândia, Carioca, Uruguaiana, Presidente Vargas e Central têm serviço de internet gratuita, que também estará disponível na Estação Maracanã, a partir da próxima terça-feira (10). O sinal de wi-fi está disponível nos mezaninos e plataformas. O acesso tem tempo limitado de 15 minutos e pode ser feito no máximo duas vezes ao dia. O MetrôRio promete acesso em todas as estações até o fim do ano.

O esquema de segurança do MetrôRio conta com 516 homens e mulheres e 900 câmeras espalhadas nas estações. A Polícia Militar do Rio de Janeiro também vai atuar dentro das estações, especialmente, nas de maior movimento. Para treinamento das equipes, o MetrôRio realizou três megassimulações.

A companhia destacou que já tem experiência em megaeventos, como o Réveillon de Copacabana, carnaval, a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Segundo a empresa, nos cinco dias da JMJ, cerca de 3,7 milhões de peregrinos usaram o sistema, que funcionou a plena capacidade.

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário