quarta-feira, 11 de junho de 2014

Frente Parlamentar Ferroviária se reúne com quatro prefeitos da região nesta quinta, 12

Chefes do Executivo de Vinhedo, Valinhos, Louveira e Jundiaí já confirmaram presença em reunião no Gabinete do Prefeito Pedro Bigardi.


A Frente Parlamentar Ferroviária, sob a coordenação do presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PROS), estará reunida nesta quinta-feira, 12, com quatro prefeitos da região para discutir o projeto de implantação do trem metropolitano. A reunião será realizada na Prefeitura de Jundiaí, no gabinete do prefeito, Pedro Bigardi que, enquanto deputado, sempre foi um dos incentivadores do projeto.

Além de Bigardi já confirmaram presença o prefeito de Valinhos, Clayton Machado (PSDB, o de Vinhedo, Jaime Cruz (PV) e o de Louveira, Junior Finamore (PTB), bem como dos idealizadores da campanha: Francisco Aparecido Felício do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias Paulistas e os vereadores: Carlinhos Paffaro (Vinhedo) e Reginaldo Lorençon (Louveira). O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) também foi convidado, mas até o momento não confirmou presença.

Conforme explicou Lorival, a reunião faz parte de uma série de encontros realizados entre os integrantes da frente e autoridades para conseguir apoio ao projeto do retorno do transporte ferroviário de passageiros na região. “Os prefeitos estão engajados nessa luta e assim como nós, esperam agilidade do governo estadual para que o projeto tenha início ainda este ano. Não podemos mais conviver com um único modelo de transporte operando no Estado de São Paulo”, criticou.

Lorival disse ainda esperar a vinda do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, para aprestar o projeto completo do trem para os prefeitos e vereadores da região. Segundo ele, a reunião estava agendada para o mês de fevereiro, no entanto, a secretaria adiou o evento e não marcou uma nova data. “Os municípios estão realizando obras por sua conta, já prevendo o retorno do trem. Precisamos que a secretaria venha conversar com as autoridades e comece a especificar o que de fato os municípios precisam ir fazendo, a fim de agilizar a implantação”, completou.

Campanha para retorno do trem
A Campanha da CPTM para extensão dos serviços ferroviários na região teve início em 12 de agosto de 2011 com a 1ª audiência realizada no salão vermelho da Prefeitura de Campinas, com grande público presente.

No entanto, os preparativos para a primeira reunião começaram meses antes, com a histórica união dos municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos, representados pelos vereadores Lorival, Paffaro e Lourençon, que já envidavam esforços para integrar a região na rota da CPTM, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas.

Depois de Campinas, mais quatro audiências foram realizadas em 2011, nos municípios de Louveira, Valinhos, Vinhedo, Jundiaí, respectivamente. No ano seguinte, duas novas audiências foram organizadas em São Paulo com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado.

Em 2013 e 2014 novas audiências e encontros foram realizados, sendo o último deles em maio, durante reunião do Parlamento Metropolitano da RMC.

O movimento segue forte com o apoio de mais parlamentares e prefeitos da região, reforçando a cada encontro, a necessidade iminente do retorno do transporte ferroviário nas cidades envolvidas.

Entre os benefícios ressaltados pelo transporte férreo está a economia gerada aos passageiros (combustível, pedágio, estacionamento), rapidez, preservação do meio ambiente e elevação na qualidade de vida, uma vez que contribui em reduzir o estresse causado pelos congestionamentos, além de diminuir consideravelmente os números de automóveis nas rodovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário