quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Devemos pensar no transporte como uma rede, diz vice-presidente do IAB


Ipea diz que pioraram os problemas com mobilidade urbana nos últimos anos. Para Pedro da Luz Moreira, é preciso investir nos modais de alta capacidade.

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu que os problemas com mobilidade urbana se agravaram nos últimos 20 anos e que as obras para melhorar o trânsito e o transporte coletivo não foram suficientes.

Segundo o estudo, essa situação pode piorar por causa do aumento de carros e motos, circulando principalmente nas cidades. Para o arquiteto e urbanista Pedro da Luz Moreira, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), é preciso investir fortemente nos modais de alta capacidade, como trens e metros. Ele acredita que o transporte deveria ser subsidiado.

“A gente deve pensar no transporte não como uma linha, mas como uma rede que se autossustenta. Há um prejuízo imenso por causa desses problemas de mobilidade na cidade. A gente não pode mais continuar levando duas horas para chegar ao trabalho”, criticou o vice-presidente do IAB.

O mesmo levantamento apontou também que Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador se destacam entre as grandes cidades com o maior tempo médio de deslocamento de casa para o trabalho. Porto Alegre é a capital em que se gasta menos tempo no percurso. Ainda de acordo com a pesquisa, se levada em conta a totalidade da população brasileira urbana, 66% das pessoas gastam até meia hora para chegar ao trabalho.

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário