sábado, 26 de outubro de 2013

Supervia quer isolar linhas de trens com dinheiro do PAC

Isolamento da rede ajudaria a evitar acidentes e a aumentar a velocidade dos trens em determinados trechos

Por Larissa Kurka, do R7

A SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário do Rio de Janeiro, quer realizar obras para cercar toda linha férrea com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a fim de evitar acidentes e atropelamentos. Seus administradores entregaram um projeto à Presidência da República para que esta analise a possibilidade de arcar com as despesas.  

O interesse surgiu após liberação de R$ 2,5 bilhões para a construção da linha 3 do metrô na região metropolitana do Rio, entre São Gonçalo e Niterói. Os recursos, anunciados pela presidente Dilma Rousseff, integram o PAC.

- Siga o Sindicato da Sorocabana no Facebook

A SuperVia quer que as obras para segregação das vias também entrem no projeto, já que seria necessária a construção de viadutos. Isso porque, em muitos trechos da rede, há cruzamentos entre rodovias/ruas e a linha férrea. Para a concessionária, a medida ajudaria a evitar acidentes e a aumentar a velocidade dos trens. 

A concessionária também informou que, até a Copa de 2014, pretende reformar a estação Maracanã. Recentemente, as estações de Piedade, Quintino e Cascadura passaram por obras que as adequaram aos padrões internacionais de acessibilidade. O objetivo da SuperVia é reformar todas as estações até 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário