terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Correndo contra o tempo


O tema deste artigo será obras de mobilidade urbana que andam a passos de tartaruga na cidade e podem prejudicar aquilo que já não é bom.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, até 2050 a população mundial alcançará os nove bilhões e cerca de 75% estarão vivendo em área urbanas, estes dados nos fornecem parâmetros de análise de questões relativas a mobilidade urbana e gestão das cidades.

Em São Paulo sendo uma das principais cidades do país, é sabido a imensa problemática no trânsito e nos transportes públicos, é comum notícias na mídia que trazem os recordes batidos nos congestinamentos nas ruas da cidade.

Com isso alguns dizem que faltou projeto para a cidade, mas será que de fato foi o projeto que nos faltou, ou na verdade, para quem foi idealizado este projeto?

Recentemente foi realizado obra na marginal tietê que privilegiou o transporte autônomo, inclusive sendo retirada um canteiro onde tínhamos uma faixa com árvores, que trazia melhoras significativas no paisagismo e arborização da cidade, para a implementação de mais uma faixa de rolamento para carros, como forma de diminuir o congestionamento nesta via em horários de pico.

Nos últimos anos o poder público vêm realizando algumas obras de metrô,monotrilo e implementando faixas exclusivas para ônibus, mas será que tais obras irão melhorar a mobilidade na cidade? ou na verdade servem apenas como mais um meio de angariar recursos que são pessimamente investidos?

É preciso maior investimento e políticas públicas que promovam a utilização de meios coletivos de transporte e também incentivos para que empresas possam se adaptar a realidade da cidade,inovando em novas formas de trabalho como o chamado home office.

Precisamos como diz o titulo deste artigo correr contra o tempo,os estudos estão aí informando e ao mesmo tempo denunciando a falta de infra-estrutura em mobilidade na cidade de São Paulo e em outras pelo país, depois não adianta virem com a desculpa de que não sabiam desta perspectiva.

Fonte: SardinhaExpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário