quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Novo equipamento reduz tempo de parada de locomotivas da Ferroeste

A instalação do areeiro agiliza o abastecimento, reduz o ciclo das locomotivas e melhora a produção da ferrovia.

O terminal da Ferroeste em Guarapuava, colocou em operação o equipamento chamado areeiro, que automatiza o abastecimento de areia nas locomotivas. A areia é utilizada para aumentar o atrito entre os rodeiros e os trilhos.

A instalação do areeiro agiliza o abastecimento, reduz o ciclo das locomotivas e melhora a produção da ferrovia. O equipamento, construído com mão de obra própria, também traz benefícios para os trabalhadores do terminal.

Antes da instalação do equipamento, os sacos de areia, que pesam em média 35 quilos, eram carregados para abastecimento dos tanques. Como um trem pode ter várias locomotivas e cada uma tem quatro tanques de areia, com capacidade de 140 quilos cada um, a operação se tornava lenta e cansativa.

Agora o material que chega de caminhão é transportado do areeiro por correias, e apenas um funcionário é capaz de abastecer os compartimentos das máquinas, com uma mangueira.

A areia é utilizada pelas locomotivas sempre que é preciso aumentar o atrito e manter a tração das máquinas, como na subida de rampas ou sob chuva. A medida evita que os rodeiros deslizem sobre os trilhos, forçando os motores de tração. As locomotivas possuem sistema automático para liberar areia nos rodeiros, o que também pode ser feito manualmente pelo maquinista.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Agência Estadual de Notícias do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário