domingo, 1 de dezembro de 2013

Deputado Marroni fala sobre projeto de trem regional de passageiros no Rio Grande do Sul

Marroni e vereadores de Capão do Leão estiveram na Audiência Pública

Na última segunda-feira (25), o deputado federal Fernando Marroni fez um breve esboço do projeto de implantação de um trem regional de passageiros entre Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande e os balneários do Cassino e Querência aprovado em estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental pelo Ministério dos Transportes em outubro. A Audiência Pública ocorreu na Câmara de Vereadores, e reuniu autoridades municipais, população e empresários. Marroni destacou que um dos principais indicadores da viabilidade do projeto veio das 7.096 pessoas ouvidas pelos pesquisadores do Laboratório de Transportes e Logística Labtrans, no final do ano passado, nas estradas da região. Dos entrevistados, 53,8% disseram estar dispostos a trocar seu atual meio de transporte (carro ou ônibus) pelo trem.

Notícia relacionada:

Os estudos também apontam uma previsão de demanda de 45 mil passageiros por dia. Critérios como custo mais baixo, menor tempo de viagem e maior segurança foram destacados pelos entrevistados para justificar a opção em trocar o atual modelo de transporte pelo trem. Ainda segundo Marroni, quatro empresas privadas se mostraram interessadas em participar do processo licitatório.

O projeto prevê a construção de pelo menos dez passarelas, três viadutos, além da construção/recuperação de 19 pontes férreas, considerando que, das existentes, somente serão reaproveitadas aquelas não utilizadas pela ferrovia de carga, todas as outras deverão ser duplicadas – porque as atuais são muito estreitas ou pelo fato de que a construção de uma nova linha atrapalharia demasiadamente o serviço de carga –. Entre as pontes não utilizadas pela linha de carga, contam-se as existentes no segmento a ser substituído pelo contorno urbano de Pelotas, entre elas a ponte do Canal São Gonçalo, e ainda a ponte dos Franceses.

Jornal Tradição Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário