sábado, 14 de dezembro de 2013

Passeios de Maria Fumaça cultivam história e são opções de lazer em SC

Por Luíza Fregapani

As locomotivas 'Maria Fumaça', utilizadas anteriormente para transporte de carga, foram transformadas em atrações turísticas em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo informações passadas pela Santur, os trens atravessam túneis, pontes, gargantas e paisagens rurais, com paradas nos pontos mais interessantes.

No Vale do Itajaí, em Apiúna, os visitantes percorrem a Ferrovia das Bromélias, que tem este nome por causa da planta, que ocorre em abundância na região. Ao longo dos 2.8 quilômetros percorridos, o trem passa por um túnel de 68 metros e um viaduto de pedra. No caminho, os visitantes também podem observar a Mata Atlântica e o Rio Itajaí-açu. No trecho são servidas bebidas e guloseimas. No final do passeio, é oferecida uma palestra sobre a história da ferrovia. A duração do passeio é de 45 minutos.

Já no Norte do estado, em Rio Negrinho, o trem percorre a Ferrovia da Serra do Mar e passa por montanhas, túneis e cachoeiras. Duas máquinas e seis vagões têm capacidade para levar cerca de 270 pessoas. De acordo com informações passadas pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais, a Maria Fumaça segue para Rio Natal, uma colônia polonesa, no interior de São Bento do Sul. No local, os visitantes podem apreciar um almoço com pratos típicos poloneses e também apresentação de um grupo folclórico.

No Oeste, a Maria Fumaça passa pela Histórica Estrada de Ferro, que ligava os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O passeio inicia na Estação Ferroviária de Piratuba, no quilômetro 837. O auge da Ferrovia das Termas, segundo informações da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais, é a passagem sobre a Ponte Ferroviária sobre o Rio Uruguai, na Represa de Itá, com quase 500 metros de extensão.

Do G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário