sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Alckmin diz que estuda integração do Bilhete Único Mensal nos trens

Cartão apenas para os ônibus deve ser lançado até o fim do ano. Implantação apenas para ônibus deve custar R$ 400 milhões ao município.

Paulo Toledo Piza

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que avalia integrar o Bilhete Único Mensal com o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Principal promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), o bilhete tornará possível aos passageiros fazer quantas viagens de ônibus quiser durante o mês corrente por um preço fixo.

O valor da cota ainda não foi definido, mas deverá ser de R$ 140. O cartão apenas para os ônibus deve ser lançado até o fim do ano.

“Está sendo avaliada [a integração]. Nós já temos o Bilhete Único. Vamos verificar a hipótese de estarmos juntos de novo integrando os sistemas”, disse Alckmin durante lançamento da SP Cine, no Centro da capital.

O governador acrescentou que pediu para o assessor especial de Assuntos Estratégicos do governo, João Carlos Meirelles, verificar com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, responsável pelos trens, e com a Prefeitura sobre as formas de se fazer essa integração e seus custos.

A implantação do projeto, apenas para os ônibus, deverá custar aos cofres públicos do município R$ 400 milhões, segundo a Prefeitura. O Bilhete Único Mensal será vantajoso para o passageiro que faz mais de 46 viagens por mês.

Cadastro

Para ser beneficiado pela nova modalidade de cobrança, o passageiro precisa se cadastrar, até o fim do ano, no site da SPTrans.

A emissão da primeira via do Bilhete Único Mensal será gratuita. O passageiro que precisar solicitar uma segunda via deverá pagar o valor de sete tarifas comuns (R$ 3) ou de dez tarifas de estudante (R$ 1,5). Não será possível transferir os créditos do Bilhete Único para o Bilhete Único Mensal.

A administração municipal espera que 6 milhões de usuários se cadastrem. O uso do Bilhete Mensal valerá para quem tiver o Bilhete Único comum ou o Vale Transporte (modelo de pagamento usado por empresas para funcionários). Os empregadores poderão adotar o Bilhete Mensal como Vale Transporte após acordo com os funcionários.

Inicialmente, o cadastramento só poderá ser feito pela internet. Em um segundo momento, isso deverá ser feito também nos postos de atendimento da SPTrans. O cartão será entregue pelos Correios ou poderá ser retirados nos postos da SPTrans.

A Prefeitura estuda ainda um bilhete único diário e outro semanal, que poderão ser implantados após o início da operação do Bilhete Único Mensal.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o novo sistema representará economia e “maior flexibilidade, facilidade de usar o transporte público de noite, de madrugada, nos fins de semana, dando maior mobilidade”.

Fraudes

Para evitar fraudes, o Bilhete Único Mensal terá a foto e o nome do usuário, CPF e sua foto digitalizada. O cartão será adornado com imagens de pontos turísticos da cidade: o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal, o Mercado Municipal, o estádio do Pacaembu e o Auditório do Ibirapuera.

A administração municipal irá fazer também um monitoramento dos hábitos dos usuários. A utilização do cartão fora dos horários rotineiros do passageiro será observada. Entretanto, não foram divulgados possíveis sanções ou medidas adotadas para responsabilizar usuários por uso irregular.

A Prefeitura de São Paulo afirma que a implantação do Bilhete Mensal não deve gerar aumento no fluxo de passageiros nos horários de pico. A administração municipal, entretanto, acredita que os usuários poderão tomar mais ônibus em outros horários.

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