quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Vereador de Campinas adere a Frente em Defesa do Transporte Ferroviário


O vereador Luiz Carlos Rossini (PV) vai representar Campinas na Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí, formada para trabalhar pelo retorno do trem como forma de desafogar o trânsito. O movimento reúne representantes da sociedade civil, deputados e vereadores que defendem a viabilidade da extensão dos serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) até Campinas, passando pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O convite aceito pelo vereador foi feito pelo coordenador da Frente, Lorival Messias de Oliveira e presidente da Câmara de Valinhos, que junto com Ariovaldo Benini, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, debateu na primeira parte da sessão ordinária de quarta-feira (27/11) alternativas para o transporte ferroviário no eixo Campinas-São Paulo.

O encontro antecede audiência pública, marcada para quinta-feira (28/11) na Câmara de Vinhedo, para ampliar o debate e contar com o apoio da população interessada na volta dos trens de passageiros para a região.

Luiz Carlos Rossini estendeu o convite para participar da Frente aos demais parlamentares de Campinas, e contou com o apoio da bancada do PSD, os vereadores Vinicius Gratti e Neuza do São João. Além disso, Rossini aproveitou para enaltecer a Moção de Apelo, assinada pelo vereador Marcos Bernardelli (PSDB), que solicita ao governador Geraldo Alckimin e ao secretário estadual de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes que tomem iniciativas imediatas para que os serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) cheguem até a cidade de Campinas, Louveira, Vinhedo e Valinhos.

“O transporte ferroviário poderá contribuir para aliviar o trânsito caótico que se tornou as estradas que ligam Campinas a São Paulo. Além disso, evita a poluição decorrente do grande número de veículos que jogam gases no ar”, justificou Rossini. Ele pediu a adesão dos colegas.

“Não há qualquer impedimento para que se retome o transporte ferroviário de passageiros de Campinas a São Paulo. A única coisa que impede é a falta de vontade política de se fazer”, disse Rossini.

Lorival Messias diz que, para a retomada das linhas, será necessário fazer uma alteração no contrato de concessão, já que o trecho está previsto apenas o transporte de carga. “As empresas não têm nada contra. Elas até já se manifestaram favoravelmente a esse respeito. Estamos dependendo apenas de uma posição do governo”, afirmou ele.

O vice-presidente do sindicato, Ariovaldo Benini diz que os benefícios do transporte ferroviário serão enormes. “Para que as pessoas tenha uma ideia, 800 ônibus de fretamento se deslocam da região de Campinas rumo a São Paulo todos os dias. Esses trabalhadores poderiam ser transportados com conforto, segurança, sem trânsito e muito menos poluição, em apenas uma composição. Isso dá a medida do benefício”, afirmou ele.

Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Luiz Rossini

Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário