quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ONG da Zona da Mata enfrenta impasse para trem de turismo

Em Barbacena, é grande a expectativa da Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Trem para que o trem de turismo “Expresso Pai da Aviação" entre em funcionamento. Um convênio para a implantação do projeto foi assinado entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e a ONG. No entanto, a organização aguarda o posicionamento da MRS Logística SA., empresa concessionária da malha ferroviária, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A litorina da década de 1950 foi reformada. O projeto prevê que o trem sairia da Estação Ferroviária de Barbacena , no Campo das Vertentes, aos finais de semana e feriados para ir até o Museu de Cabangu, em Santos Dumont, na Zona da Mata. A reforma na estação de Barbacena já começou, mas para que ela volte a funcionar ainda é preciso que um contrato operacional específico seja assinado pela MRS e pela ONG Amigos do Trem. É o que diz o documento enviado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo o presidente da organização, Paulo Henrique do Nascimento, a parte da ONG foi realizada em outubro. “O que realmente falta é a boa vontade da concessionária e do cumprimento da agência reguladora de autorizar a circulação. Vai ser o maior trem de turismo de Minas Gerais”, explicou.

A ONG recorreu ao Ministério Público e à ANTT, mas até agora não houve retorno da agência. Na última semana, o Legislativo de Barbacena encaminhou um memorando para a agência, em Brasília, solicitando respostas sobre o impasse. “Nós estamos encaminhando à ANTT porque precisamos de uma solução e de um posicionamento efetivo em relação ao retorno do trem turístico”, disse a vereadora Vânia Castro.

De acordo com a assessoria de comunicação da MRS, cabe à ANTT a decisão sobre o funcionamento do trem turístico e que foi feito um pedido de complemento de informações operacionais e de segurança à ONG Amigos do Trem. Além disso, a MRS informou que realiza um estudo de impactos da entrada em operação do trem de passageiros.

Do G1 Zona da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário