sábado, 23 de novembro de 2013

CBTU Belo Horizonte firma novo recorde de passageiros: o sexto de 2013


A CBTU Belo Horizonte firmou um novo recorde de passageiros, transportando 268.981 pessoas no último dia 14/11, véspera do feriado da Proclamação da República. Foram cerca de 12.500 passageiros a mais que no recorde anterior, registrado em 21 de junho de 2013, quando o Metrô atendeu 256.424 usuários/dia. 

O atual recorde diário é cerca de 20% maior que a média de passageiros registrada nos dias típicos de outubro de 2013 e já é o sexto alcançado este ano. O aumento da produtividade do sistema justifica-se tanto pela preferência do consumidor, como também em razão da rapidez da viagem, dos grandes congestionamentos espalhados pela cidade e de um menor custo tarifário apresentado pelo Metrô, o que acaba beneficiando a população e ampliando o acesso ao transporte público na capital. 

Para o superintendente da CBTU-Belo Horizonte, Jorge Vieira, o crescimento do número de passageiros é um desafio à operação e uma demonstração clara de que novos investimentos no transporte sobre trilhos da capital são bem-vindos. “Temos nos esforçado ao máximo para atender à elevação do número de passageiros, seja aumentando a disponibilidade de frota no pico ou tomando medidas gerenciais para a otimização da oferta, tais como o desenvolvimento de testes para a circulação de trens acoplados. A cada dia, o usuário demonstra sua preferência pelo Metrô e isso só reforça a importância do sistema sobre trilhos para Belo Horizonte e a essencialidade dele no contexto da mobilidade urbana.” 

Elevação mensal 

O recorde diário de passageiros nas estações, no último dia 14/11 foi antecedido pela elevação sucessiva do número de pessoas transportadas mensalmente pelos trens. Em outubro de 2013, o metrô já tinha firmado um novo recorde mensal do número de embarques que chegou a quase 6 milhões de usuários/mês. 

No detalhamento da demanda acumulada por estação, Eldorado é a unidade que registra o maior volume de passageiros, seguida de perto pelas estações Vilarinho e Central. 

Fonte: CBTU

2 comentários:

  1. Pelo amor de deus!!!!!!quando se fala em defesa do transporte ferroviário....se entende que vamos falar sobre transporte ferroviário..a e entra uma reportagem ridícula mencionando sobre o transporte de trens de Belo Horizonte...pelo seu estatuto vigente...a referida empresa presta serviços de transporte ferroviário e não de transporte metroviário,na qual existe em nosso país dois transportes sobre trilhos,metrôs e trens metropolitanos,será uma questão de cultura? Em pleno século 21 de onde se discute sobre mobilidade urbana...onde se discute a implantação da sistema do trem ¨bala¨ e do vlt...e o que eu não entendo!como fica o futuro dos nossos jovens, com este atraso,pelo que vejo não passa de mais uma enganação de um governo incompetente que procura privatizar tudo aquilo que é do povo! Vai demorar muitos anos,se continuar assim maquiando os transportes público, quem sabe o nosso país um dia deixe de ser um país de terceiro mundo.....

    ResponderExcluir
  2. No seu art.1º A COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS - CBTU,sociedade de economia mista vinculada ao MINISTÉRIO DAS CIDADES,constituída com ,de fundamento no art.5º da lei 3.115 de 16 de março de 1957,no disposto no decreto nº 74.242,de 28 de junho de 1974,e no contido no decreto nº 89.396 de 22 de fevereiro de 1984 reger se-á pelo presente estatuto e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis. no seu capítulo II OBJETO SOCIAL no seu art 4º a CBTU tem por objeto: a) execução dos planos e programas aprovados aprovados pelo ministério das cidades em consonância com o plano nacional de viação e destinados a reger os serviços de transporte ferroviário urbano constantes do sistema nacional de transportes

    ResponderExcluir