sexta-feira, 8 de novembro de 2013

"Vagão ambiental" oferece atividades para estudantes

Por Laurin Bizoni - Jornal Cruzeiro do Sul

Um vagão desativado que ensina valores para as crianças. Essa é a proposta desenvolvida pelo Vagão Ambiental do Instituto ALL desde terça-feira em Sorocaba. Com o projeto, que percorre todas as unidades da ALL no decorrer do ano, são ensinados às crianças de escolas próximas à ferrovia assuntos como conscientização ambiental, cuidado com o meio ambiente e segurança ferroviária. Para isso, instrutores usam palestras educativas, vídeos e atividades lúdicas. Todo o projeto é desenvolvido em um vagão de passageiros desativado e especialmente adaptado.

A professora Thais Ierec Rocha é quem acompanhava a turma com 35 alunos deficientes mentais, de 18 a 40 anos, da Associação Educacional Santa Rita de Cássia na visita ao vagão, na manhã de ontem. "É incrível como estavam ansiosos desde o momento que souberam da visita". Nos vídeos exibidos, cada bicho reconhecido ou nova lição de meio ambiente era uma nova alegria aos alunos, gerando, muitas vezes, comentários ao amigo sentado ao lado. A terapeuta ocupacional da instituição, Anali Lanzieri, comenta sobre a importância do aprendizado fora da sala de aula. "Por serem especiais, sair do ambiente da rotina agrega muito mais a eles, assuntos que estudamos com eles o ano todo, hoje, eles estão acompanhando em um lugar novo", afirma.

Já uma das coordenadoras do projeto, Amanda Perez, afirma que o vagão traz uma experiência única. "A maioria nunca esteve em um trem, então a sensação de conhecer um vagão, mesmo que desativado, é um aprendizado novo aos alunos", comenta. O vagão desativado foi transformado em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras, além de contar com estrutura para jogos preparados para o projeto. Cerca de 100 crianças participaram dos quatro dias da ação. Em Sorocaba, o vagão recebe visitas até hoje. Além da associação, a Escola Municipal Matheus Maylasky também participou com as turmas da 6ª, 7ª e 8ª série do ensino fundamental. (Supervisão: Admir Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário