quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Edital do TAV deve sair no fim de 2014, diz ANTT


Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres declarou ainda que "em princípio" o mesmo edital engavetado será publicado novamente

Por Caio do Valle | Estadão

São Paulo - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, disse nesta terça-feira, 05, que o edital do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro só deve ser relançado no fim de 2014.

"Estamos esperando só a determinação da Casa Civil para poder soltar o edital. Por enquanto, ele foi suspenso sine die. Alguns interessados pediram que esse processo fosse adiado e agora nós estamos em espera para poder lançá-lo novamente", afirmou Bastos, durante visita à feira Negócios nos Trilhos, realizada em um centro de exposições em Santana, na zona norte da capital paulista.

Bastos declarou ainda que "em princípio" o mesmo edital engavetado será publicado novamente.

"Não havia demandas quanto ao edital. Estavam pedindo para se aprofundarem mais os estudos, mas questionamento quanto ao edital não teve. (Os interessados) queriam estudar melhor o edital e arrumar parceiros para poder viabilizar o edital."

O dirigente disse ainda que neste ano não será possível republicar o documento, só em 2014. "Eu acredito que deva ser no final do ano. É que no ano que vem nós temos um processo de eleição, não acredito que seja viável lançá-lo neste momento."

O leilão do trem de alta velocidade (TAV) foi adiado em agosto pelo governo federal. A suspensão foi anunciada pelo ministro dos Transportes, César Borges.

A entrega de propostas pelas empresas interessadas no projeto estava marcada para 16 de agosto e o leilão para a escolha do operador e da tecnologia ocorreria em 19 de setembro. A operação do TAV ainda está prevista para 2020.

Nesta terça-feira Bastos disse que "havia um interessado firme" no projeto, "um grupo francês". "(Também havia) um grupo espanhol muito interessado e um alemão. Então, nós tínhamos três grandes interessados na licitação."

Ele falou ainda que, na hora da republicação do edital, algumas "correções" poderão ser feitas, mas que basicamente acredita que o documento não deve sofrer grandes alterações. "Ele estava bem construído."

Nenhum comentário:

Postar um comentário