segunda-feira, 25 de novembro de 2013

'Maria-Fumaça 821' é exposta em São Carlos após 4 meses de restauração


Trabalho de restauração teve início em julho e foi concluído nesta semana. Parte mais difícil para funcionários foi limpar sujeira acumulada há 40 anos.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Após quatro meses de trabalho, a restauração da locomotiva "Maria-Fumaça 821" foi concluída e entrou em exposição neste sábado (23), na Estação Ferroviária de São Carlos (SP). No processo de recuperação estética participaram cerca de dez funcionários amantes do ferreomodelismo.

Segundo o presidente da Associação Sãocarlense de Ferromodelismo, Ocimar Pratavieira, a locomotiva ficou muito tempo abandonada, o que tornou o trabalho inicial mais complicado. “O momento mais difícil foi a fase de lixamento da sujeira que estava acumulada nesses 40 anos em que ela ficou parada” relatou Pratavieira.

Cada parte da locomotiva foi isolada para que os detalhes pudessem ser recuperados. “Foi um trabalho minucioso, para nós foi um desafio que vencemos. É uma paixão, então nós fizemos o máximo possível para que ficasse bem acabada’’, disse.

Por enquanto, a locomotiva ficará parada em exposição na estação, mas de acordo com Pratavieira, há um projeto chamado “Caminho dos Pinhais” na Prefeitura para criar um trecho que vai até a estação Conde do Pinhal.

Exposição
Uma exposição de ferromodelismo também é realizada na estação com o tema "Com o Passar dos Trilhos". Ela mostra ilustrações e eventos que marcaram a história das ferrovias, a partir de uma linha temporal. Com base na história da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, são narrados episódios desde 1852, com a chegada da primeira maria-fumaça, a "Baronesa", ao Brasil, até o começo dos anos 70.

Maria Fumaça 821
A locomotiva Baldwin foi fabricada em 1891. Pertenceu à Companhia Douradense, à Companhia Rio-clarense e passou para a Companhia Paulista sendo doada à Prefeitura Municipal  de São Carlos pela empresa na década de 1960, quando várias máquinas a vapor foram destruídas.

A preservação da locomotiva foi uma conquista da população da cidade que reivindicou sua doação. A maria-fumaça saiu da Praça Brasil em junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário