sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Paulistanos e cariocas passam mais de 4 dias por ano presos no trânsito


Você que usa o carro em seus deslocamentos, acha que passa muito tempo preso no trânsito? E se eu te dizer que por ano em média, são 5 dias que as pessoas gastam presas nos carros? É o que afirma um estudo internacional realizado em 169 cidades de diversas partes do mundo, feito pela empresa “Tom Tom”, especializada em sistemas de navegação e GPS para automóveis.


Se você mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, o parágrafo anterior serve como uma luva. A pesquisa mostra que as capitais paulista fluminense são as piores cidades na América Latina para dirigir, sendo que a cidade maravilhosa aparece na terceira e paulicéia desvairada na sétima neste ranking de 169 municípios. O estudo mostra que o carioca passa cinco dias por ano preso no carro. Já o paulistano passa 4,25 dias, isso em deslocamentos que deveriam durar meia hora.

Além da perda de produtividade que o cidadão tem preso no trânsito, existe uma perda na qualidade de vida: estresse e problemas ortopédicos ou neuromusculares gerados pela inatividade física, quando o motorista poderia estar praticando esporte, ou então gastando o tempo com a família ou amigos.

O estudo mostra que as piores vias na cidade de São Paulo são as Avenidas dos Bandeirantes, do Estado, Rebouças e trechos do Corredor Norte-Sul. Já no Rio estão a Linha Vermelha, Avenida Brasil, Linha Amarela e viaduto perimetral (em processo de demolição).

A publicação ressalta que a grande solução, é bem conhecida por que acompanha o Via Trolebus: Investimentos maciços em redes de transportes, como corredores de ônibus e no sistema metroferroviário, que levam mais passageiros por metro quadrado, que os automóveis.

Via Trolebus

Nenhum comentário:

Postar um comentário